Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
97 resultado(s)
Página 1 de 10
Resumo

O presente projeto, que será desenvolvido na EMEF/EJA Padre Leão Vallerie (Campinas/SP), tem como objetivo potencializar a produção e sistematização de conhecimentos e saberes sobre a organização do trabalho pedagógico, as práticas instituintes e os aprendizados dos/as estudantes no atravessamento (inter/trans)disciplinar e coletivo, envolvendo leitura e escrita, ciências, educação física e arte. Tal proposta se justifica tanto pelos conhecimentos acumulados nas áreas citadas como pela condição de trabalho docente na escola, também decorrente do retorno de trabalho presencial, pós-isolamento social decorrentes da pandemia de COVID-19. O projeto foi elaborado em colaboração com as profissionais da escola parceira e envolverá a participação de professoras/es e estudantes do ensino fundamental e professoras/es e estudantes da universidade. Decorrente do objetivo exposto, a centralidade dos processos de ensinaraprender estarão voltados para a comunidade de estudantes da escola e a comunidade de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, em estreita relação. A metodologia de pesquisa será baseada nas abordagens narrativas e (auto)biográficas. Nessa perspectiva, os processos investigativos e formativos acontecem em diálogo e acontecem em diálogo, na mediação entre escola e universidade, para a produção e fortalecimento de práticas educativas outras. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas áreas anteriormente citadas, voltadas para uma formação humana integral de estudantes do ensino fundamental na modalidade regular e na educação de jovens e adultos (EJA), bem como estreitar o diálogo formativo entre os/as profissionais das redes públicas de ensino e a formação de professores/as na universidade. (AU)

Resumo

Este projeto tem como objetivo promover a divulgação científica de pesquisas realizadas pelo Instituto de FísicaTeórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IFT-UNESP) e do International Centre forTheoretical Physics - South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), de forma a contribuirpara ampliar os conhecimentos do público sobre Física Teórica e incentivá-lo a aprender mais a respeito destaárea. Com este propósito, as atividades de divulgação científica sobre diferentes áreas da Física serão conduzidasa partir da produção de vídeos jornalísticos sobre as mais recentes pesquisas do campo. O material produzidojuntamente à equipe de comunicação do ICTP-SAIFR a partir das diversas atividades de divulgação científicapromovidas pelo instituto será divulgado de modo acessível à sociedade, com o uso de recursos multimídia, comoáudios, vídeos, fotos e infográficos. Os vídeos e demais conteúdos serão publicados em diferentes plataformasdigitais e redes sociais como canais do YouTube, Facebook, Twitter e Instagram do IFT-UNESP e do ICTP-SAIFR.Além disso, a produção científica ligada ao ICTP-SAIFR também será levada como sugestão de pauta a outrosveículos de comunicação, em especial aos canais de TV voltados ao ensino e pesquisa, como UnivespTV e EBC.

Resumo

Lipídios estruturados (LEs) são triacilgliceróis modificados por alterações na composição dos ácidos graxos e/ou na distribuição na molécula de glicerol, visando incremento das propriedades nutricionais e tecnológicas de interesse. A busca por novas gorduras livres de derivados de palma e ácidos graxos hidrogenados é emergente para a indústria de alimentos. Por outro lado, observa-se o aumento na prevalência da obesidade no Brasil e no mundo, sendo a ingestão de alimentos de alta densidade energética um fator associado de risco. Estudos pregressos de nosso grupo, tem investigado o potencial tecnológico e nutricional dos LEs em camundongos, revelando efeitos anti obesogênicos não inflamatórios em consumo agudo e crônico. Assim, este projeto, como parte de um estudo maior em andamento, tem como objetivo avaliar os efeitos da ingestão crônica de LEs com diferentes concentrações de ácidos graxos saturados em modelo animal. A capacidade antiobesogênica será avaliada por meio do ganho de peso e dieta consumida por camundongos Swiss e o perfil inflamatório será verificado pelos níveis séricos de marcadores pró-inflamatório sistêmicos, como proteína C-reativa e interleucina 6 e intestinais, a fim de identificar a presença de endotoxinas. Por fim, para a determinação dos parâmetros metabólicos, serão aferidos glicemia basal, colesterol total e triglicerídeos em um desenho experimental de 13 semanas.

Resumo

O pesquisador terá como principal responsabilidade implementar o processo de extração, transformação e carregamento de dados, utilizando ferramentas de big data. Desenvolver uma infraestrutura que garanta a segurança e qualidade dos dados através da implementação de funcionalidades de controle para monitoramento automatizado. Trabalhar em estreita colaboração com cientistas de dados e outros membros da equipe para entender os requisitos do projeto e garantir a disponibilidade dos dados necessários para treinamento e implementação de modelos computacionais. Colaborar na documentação de todos os fluxos de carregamento dos dados, possibilitando uma infraestrutura organizada para implementação de novas funcionalidades.

Resumo

O técnico será responsável pelo tratamento dos dados de todos os instrumentos/modelos relacionados a esta proposta. Do lado observacional, isso inclui o radar de nuvem, radar de perfil de vento, radar de banda X, disdrômetros, ceilômetro, lidar e radiossondas. Do lado da modelagem, isso incluirá simulações processadas dos modelos DALES e RAMS. O técnico irá organizar os conjuntos de dados de forma intuitiva, produzir relatórios de medições faltantes e aplicar filtros para melhorar a qualidade dos dados. O objetivo é ter uma base de dados abrangente com as medições/simulações prontas para uso interno e públicona pesquisa, com todos os metadados e identificadores de objetos digitais incorporados. Isso deve ser feito em tempo hábil, exigindo um técnico focado exclusivamente nesta questão.

Resumo

O Projeto Pauliceia 2.0 - Fase 2 dá prosseguimento a uma primeira fase do projeto, que foi desenvolvido de fevereiro de 2017 a janeiro de 2019. Assim, o presente projeto mantém o compromisso com a produção de conhecimento sobre a história de São Paulo a partir da Plataforma Web produzida na Fase 1. A Fase 2 propõe a otimização da Plataforma existente, bem como atividades que visam a expansão espaço-temporal das pesquisas. O(a) bolsista em questão ficará responsável pela otimização da alimentação do banco de dados do geolocalizador da plataforma, no que atuará em estreita colaboração com o(a)s bolsistas que se ocuparão das novas áreas a serem incorporadas (áreas 1 e 2 - Planos números 4 e 5) e com o(a) bolsista TT1 da área de computação que se ocupará das questões tecnológicas da expansão do uso do geolocalizador (Plano número 2). Além disso, o(a) bolsista colaborará na definição e execução dos testes de aceitação da plataforma, para o que fará interação sistemática com os bolsistas dos planos 1 e 6.

Resumo

Neste projeto, serão desenvolvidos programas de web scraping e integração com APIs do governo com oobjetivo de coletar dados para posterior análise, auxiliando na construção de um sistema de um banco dedados confiável, escalável e consistente. Serão utilizados dados públicos abertos provenientes de sites, portaisoficiais e APIs governamentais.Os dados coletados serão transformados e tratados automaticamente para garantir sua qualidade eintegridade. A capacidade de consulta analítica e visualização sobre os dados públicos será aprimorada,permitindo a busca e o agrupamento de informações por cidades, estados, regiões e anos.Essa capacidade analítica será utilizada tanto para o cálculo de indicadores de natureza social, econômica edemográfica na plataforma do MCTI Intelli.gente, quanto para a criação automática de relatórios visuais sobre odesempenho de municípios nesses indicadores. Os programas de web scraping e as integrações com APIsgovernamentais serão fundamentais para automatizar a extração e transformação dos dados, garantindo aatualização contínua e a geração de metadados precisos.

Resumo

A contaminação do meio ambiente por partículas de plástico [isto é, partículas < 5mm de tamanho conhecidas como microplásticos (MPs)] emergiu como uma das questões mais prominentes atualmente enfrentadas pelas agências ambientais governamentais em todo o mundo. Embora essas partículas geralmente tenham baixa toxicidade, elas são altamente persistentes e sua capacidade de sover substâncias tóxicas e lixiviar seus aditivos tem potencial para alterar o destino ambiental e a ecotoxicidade dessas substâncias. Os materiais plásticos utilizados no setor agrícola são uma das principais fontes de MPs em águas doces, e substâncias como pesticidas podem estar associadas a essas partículas gerando consequências desconhecidas no meio ambiente. Os agrotóxicos estão entre os maiores desafios à sustentabilidade no modelo do agronegócio e as implicações ambientais dos agrotóxicos provavelmente são afetadas pela presença de MPs. Um desafio continuo para entender o destino ambiental dos pesticidas são os processos que influenciam sua sorção em partículas na fase aquosa, e essas partículas agora incluem a presença de MPs. Neste projeto, propomos uma abordagem multidisciplinar para investigar como pesticidas e microplásticos influenciam mutuamente e individualmente seu destino, transporte e toxicidade no solo e nos ecossistemas de água doce. Tanto os agrotóxicos quanto os MPs são contaminantes ambientais de alta relevância em águas doces de países como o Brasil, que combinam grandes regiões de produção agrícola intensiva que têm fortes impactos na prestação de serviços ecológicos desses ambientes. O projeto experimental integrativo e inovador incluirá (1) experimentos de laboratório e mesocosmos para entender melhor a sorção/dessorção de pesticidas a MPs sob diferentes condições ambientais, presença de biofilmes, aditivos plásticos, etc. e (2) testes toxicológicos chave para avaliar biodisponibilidade, efeitos comportamentais e concentração letal causados pela associação desses contaminantes aos organismos, além dos efeitos sobre funções e serviços ecossistêmicos.

Resumo

A presente proposta consiste na produção de conteúdo e na divulgação científica do projeto Gender Equality in Science, Technology and Innovation Bilateral and Multilateral Dialogues (GENDER STI), assim como de seus resultados e pesquisadores para o grande público, mediante a produção de postagens para os perfis do projeto em redes sociais. A proposta se apresenta como forma de possibilitar o acesso da sociedade às contribuições de estudos sobre o impacto da desigualdade de gênero nas colaborações científicas internacionais, além de informar o público sobre os desafios e as soluções que cercam a questão no debate internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.O GENDER STI, projeto cofundado por 18 instituições de 16 países diferentes, aprovado pelo projeto de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da Comissão Europeia e financiado pela FAPESP, tem como objetivo analisar a desigualdade de gênero nas colaborações internacionais na área de Ciência, Tecnologia e Informação. Além de identificar os desafios relacionados à igualdade de gênero em carreiras, equilíbrio de gênero na tomada de decisões e integração da dimensão de gênero nos conteúdos de pesquisa e inovação, o projeto visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções comuns. A sustentabilidade dos resultados do projeto será garantida pela criação de dois centros de conhecimento, o Observatório de São Paulo e o Observatório Europeu sobre Gênero em CT&I, contribuindo para a promoção de políticas públicas eficientes e o fortalecimento de redes de diálogo latino-americanas e europeias.A comunicação científica do projeto GENDER STI se dará por meio do uso de linguagens midiáticas e formatos narrativos contemporâneos, a fim de ampliar o conhecimento e o acesso à informação da sociedade acerca da temática abordada. Ademais, procura-se aumentar o engajamento dos perfis das redes sociais do projeto, ampliar o alcance dos resultados espaciais e pesquisadores especialistas, e contribuir para a produção de conteúdo jornalístico para o acervo das plataformas do Canal Futura e FAPESP. Ainda, pretende-se promover a formação e o engajamento das estudantes envolvidas na produção do material com a produção científica associada ao projeto. Ao longo do período de seis meses referente à duração da bolsa, as estudantes passarão pelo processo de formação oferecido pela FAPESP e pela Fundação Roberto Marinho e farão a produção de conteúdo de comunicação científica do projeto Gender STI. A proposta de entregas a serem feitas pela dupla será a produção de um Relatório Científico e as publicações de quatro postagens em feed para Instagram e Linkedin, dois reels para Instagram, uma videorreportagem para Linkedin e uma reportagem escrita para o site do projeto. As redes sociais em que os materiais serão publicados são os perfis InnSciD SP no Instagram (@InnScidSP) e no Linkedin (http://www.linkedin.com/company/innscid-sp/), bem como o site do projeto (https://www.caeni.com.br/gendersti).Dessa forma, pretende-se utilizar de linguagens e formatos multimídia contemporâneos para ampliar a divulgação científica referente a pesquisas sobre desigualdade de gênero no contexto internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de contribuir para a disseminação de interesse e conhecimento sobre a problemática, assim como as possíveis soluções que pavimentam o caminho para a igualdade.

Resumo

A presente proposta consiste na produção de conteúdo e na divulgação científica do projeto Gender Equality in Science, Technology and Innovation Bilateral and Multilateral Dialogues (GENDER STI), assim como de seus resultados e pesquisadores para o grande público, mediante a produção de postagens para os perfis do projeto em redes sociais. A proposta se apresenta como forma de possibilitar o acesso da sociedade às contribuições de estudos sobre o impacto da desigualdade de gênero nas colaborações científicas internacionais, além de informar o público sobre os desafios e as soluções que cercam a questão no debate internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.O GENDER STI, projeto cofundado por 18 instituições de 16 países diferentes, aprovado pelo projeto de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da Comissão Europeia e financiado pela FAPESP, tem como objetivo analisar a desigualdade de gênero nas colaborações internacionais na área de Ciência, Tecnologia e Informação. Além de identificar os desafios relacionados à igualdade de gênero em carreiras, equilíbrio de gênero na tomada de decisões e integração da dimensão de gênero nos conteúdos de pesquisa e inovação, o projeto visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções comuns. A sustentabilidade dos resultados do projeto será garantida pela criação de dois centros de conhecimento, o Observatório de São Paulo e o Observatório Europeu sobre Gênero em CT&I, contribuindo para a promoção de políticas públicas eficientes e o fortalecimento de redes de diálogo latino-americanas e europeias.A comunicação científica do projeto GENDER STI se dará por meio do uso de linguagens midiáticas e formatos narrativos contemporâneos, a fim de ampliar o conhecimento e o acesso à informação da sociedade acerca da temática abordada. Ademais, procura-se aumentar o engajamento dos perfis das redes sociais do projeto, ampliar o alcance dos resultados espaciais e pesquisadores especialistas, e contribuir para a produção de conteúdo jornalístico para o acervo das plataformas do Canal Futura e FAPESP. Ainda, pretende-se promover a formação e o engajamento das estudantes envolvidas na produção do material com a produção científica associada ao projeto. Ao longo do período de seis meses referente à duração da bolsa, as estudantes passarão pelo processo de formação oferecido pela FAPESP e pela Fundação Roberto Marinho e farão a produção de conteúdo de comunicação científica do projeto Gender STI. A proposta de entregas a serem feitas pela dupla será a produção de um Relatório Científico e as publicações de quatro postagens em feed para Instagram e Linkedin, dois reels para Instagram, uma videorreportagem para Linkedin e uma reportagem escrita para o site do projeto. As redes sociais em que os materiais serão publicados são os perfis InnSciD SP no Instagram (@InnScidSP) e no Linkedin (http://www.linkedin.com/company/innscid-sp/), bem como o site do projeto (https://www.caeni.com.br/gendersti).Dessa forma, pretende-se utilizar de linguagens e formatos multimídia contemporâneos para ampliar a divulgação científica referente a pesquisas sobre desigualdade de gênero no contexto internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de contribuir para a disseminação de interesse e conhecimento sobre a problemática, assim como as possíveis soluções que pavimentam o caminho para a igualdade.

|
97 resultado(s)
Página 1 de 10
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção